sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Trem Bala

Ou comboio de alta velocidade(trem de alta velocidade), é um transporte público que circula em caminhos de ferro excedendo os 300km/h. Geralmente, os Trens Balas viajam a velocidades de 300 km/h à 370 km/h. Entre os países que possuem comboios de alta velocidade em operação contam-se: Alemanha, China, Coreia, Espanha, França, Itália, Japão e Portugal, entre outros. Na grande cidade chinesa de Shanghai, o Trem faz um
percurso de 30 km até o aeroporto em míseros 8 minutos.

Como anda tão rapido? Ele é um comboio de levitação magnética, ou seja, um veículo que transita sob o chão por meios de forças atrativas e repulsivas do magnetismo. Os Trens conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído porque a única fricção que existe entre o móvel e a linha é entre o aparelho e o ar. O trem é levitado pela força repulsiva dos pólos idênticos ou pela força atrativa dos pólos diferentes dos imãs. O Trem é propulsionado por um motor linear, colocado na linha, no trem ou em ambas. Bobinas elétricas são massivamente colocadas ao longo da linha de modo a produzir o campo magnético necessário para a movimentação do trem.

No Brasil, o Ministério dos Transportes prevê, o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem será feita a até 360km/h, ligando os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no Centro da Capital, em uma hora e 25 minutos.

Nenhum comentário: