O Exército norte-americano financia desenvolvimento de armadura que dá poderes sobre-humanos a quem a veste. Soldados podem levantar 100 quilos praticamente sem fazer esforço.
Um exoesqueleto mecânico desenvolvido para o exército norte-americano pode ser o primeiro passo para realizar o sonho de super-heróis robotizados como o "Homem de Ferro". O XOS Exoskeleton é uma armadura externa que, quando vestida por um soldado, lhe dá poderes sobre-humanos, como a capacidade de levantar pesos de quase cem quilos com o mesmo esforço físico necessário para mover quatro quilos.
A armadura é equipada com um conjunto de sensores que analisa os movimentos do usuário e os reproduz fielmente usando motores hidráulicos. Para isso não são necessários eletrodos, sensores neuro-elétricos ou interfaces cerebrais: a XOS usa simples acelerômetros, sensores de torque e de pressão para entender o que o usuário quer. "Vestir" o XOS é tão simples quanto vestir um macacão.
Um dos principais requisitos para o projeto, em desenvolvimento há seis anos, era de que ele não limitasse a mobilidade do usuário, os soldados podem correr, dançar, subir escadas e até ensaiar alguns movimentos de boxe, mesmo usando equipamento que pesa quase 70 quilos.
O principal problema no momento é a alimentação, limitada a uma bateria interna com autonomia de apenas 40 minutos ou via cabo. Ou seja, a armadura é literalmente "plugada na tomada".
O desenvolvimento do XOS é patrocinado pelo agência de projetos avançados de pesquisa do Departamento de Defesa dos EUA (DARPA), que recentemente alocou US$ 10 milhões para uma segunda fase do projeto. Não há informações sobre quando a armadura pode entrar em uso nos campos de batalha.
É amigo, tecnologia.
Fonte.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Armadura do Homem de Ferro de Verdade (Um dia)
Marcadores:
Exoskeleton,
ferro,
homem,
tecnologia,
XOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É mesmo impressionante este projeto.
A pena é que continuam gastando dinheiro e investindo enormemente em pesquisas para fins bélicos... lamentável, mas não dá pra negar que a tecnologia e a idéia são bacanas.
;-)
que armadura feia !
Postar um comentário