segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Yoyo (ioio)

O Ioiô é um dos brinquedos mais antigos que existe. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.




A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu o ioiô, sendo cogitados como prováveis "berços" a Grécia, a China ou as Filipinas. Nas Filipinas, os nativos utilizavam o ioiô como arma e instrumento de caça, sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.

O ioiô, tal como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".

O yoyo Moderno

James L. Haven e Charles Hettrich contruiram um brinquedo chamado bandelore in 1866. Porém, o nome yo-yo ficou desconhecido até 1928, quando um norte americano filipíno chamado Pedro Flores Abriu uma fábrica de yoyos.
Em 1930, um empresário chamado Donald Duncan comprou a empresa de Pedro Flores. O primeiro yoyo de Duncan foi o Duncan O-BOY.



1962 Resurge a febre

Surge o yoyo modelo butterfly(borboleta), que é muito mais facil de jogar para os iniciantes, pois ele é mais aberto. Do qual muitos outros modelos são inspirados até hoje.
Em 1970 começam descobrir novas maneiras de jogar e começam à fazer manóbras de corda. Onde o yoyo fica em cima da corda, permitindo fazer "nós" e o yoyo executa varios loops. A corda não "trancava" no eixo, pois haviam rolamentos que faziam o girar em cima da corda. Em 1980 foi inventado o estilo off-string(fora da corda), que permitia o jogador usar o yoyo solto da corda, onde as manóbras erem executadas em jogar o yoyo para cima e pega-lo com a corda.



Hoje em dia muitos brasileiros participam de campeonatos nacionais, quanto internacionais, um dos grandes "mestres" de yoyo é brasileiro , Rafael Matsunaga, atuando como juiz nacional e internacional.

Até agora parece tudo muito simples, yoyo, cordas, rolamentos e eixos, agora de uma olhada no video:

Complicou um pouco né?
uashasuhasu!
abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

yoyo mt massa véi!